PROPOSTA PEDAGÓGICA


              Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual, lingüístico, moral e social, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade, caminhando lado a lado com a família e a comunidade a qual pertence, através de planejamentos de cada faixa etária, com conteúdo adequado e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.

              Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, independente de sexo,
etnia, cor, situação sócio-econômica, credo religioso e ideologia política, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade
humana e contrário a qualquer forma de preconceito ou discriminação.

               A definição dos objetivos em termos de capacidades - e não de comportamentos - amplia a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser
de naturezas diversas. Ao definir objetivos, o professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade apresentada pelas crianças,
podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.

               Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e
de conhecimentos, até as diferenças de gênero, etnia e credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.

               Um ensino que segue a linha diálogo - ação - compreensão - participação, baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que
se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

               Entendida nesse sentido, a educação é uma das mediações pela
qual a criança, através da intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e
fragmentada, a uma visão organizada e unificada.


                                                                                                                  

                SISTEMA POSITIVO DE ENSINO (SPE)

                A Escola Pequenos Heróis utiliza o Sistema Positivo de Ensino (SPE), que é sinônimo de um modelo de educação de qualidade desenvolvido para as escolas particulares a partir da metodologia criada pelos professores fundadores do Grupo Positivo, em suas unidades próprias em Curitiba.

                Ao adotá-lo, a Escola Pequenos Heróis passou a usufruir da parceria com uma instituição brasileira que acumula mais de 35 anos de experiência em sala de aula, e que investe no contínuo aprimoramento do conteúdo por meio de centro de pesquisas pedagógicas, no qual 200 pesquisadores se dedicam em tempo integral para manter a excelência do que é oferecido a alunos e professores.

                 A metodologia que permeia o SPE privilegia a integração (os conteúdos de uma série dão continuidade aos da série anterior, como também os conteúdos de uma disciplina são inseridos no aprendizado de outra disciplina). Essa metodologia se materializa no conjunto de materiais didáticos que a escola recebe ao adotar esse sistema de ensino: o Livro Didático Integrado, o CD ROM (com conteúdos complementares), e o portal educacional (o Portal Positivo, www.portalpositivo.com.br) que traz conteúdos complementares vistos em sala de aula.

                  Além do conjunto de materiais didáticos, também fazem parte do sistema de ensino, o mais completo suporte para a escola durante todo o ano letivo, tanto na área pedagógica (com mais de 1000 cursos anuais) como no relacionamento que ela necessita manter com sua comunidade escolar (com assessoria de marketing e campanhas institucionais).